quarta-feira, 27 de junho de 2012

Nunca penses que a tua vida não tem volta a dar : )


Olá, eu sou a Clara e tenho uma vida muito má. Os meus pais estão sempre a discutir, e eu sofro de violência e maus tratos na escola. Porque é que a minha vida não é perfeita como a de muitas raparigas? Porque é que vim parar a uma familia que o pai bebe todos os dias e a mãe é uma viciada em drogas, que só sabem fazer filhos mas tratar deles nem pensar! Sim porque no total nós somos cinco, eu de quinze anos, o meu irmão de dezasseis anos, os gémeos de dez e a minha maninha de sete anos, que é a mais nova. Na semana passada a Segurança Social veio cá a casa a dizer que teria de tirar os meus irmãos mais novos porque a escola tinha feito queixa da minha mãe, dela não cuidar deles, de não ir ás reuniões.. Era eu e o meu irmão que tentávamos fazer com que eles fossem melhorzinhos para a escola, penteando-os e dando-lhes banho. A minha mãe nem quer saber de nós, passa as noites na rua a prostituir-se para arranjar dinheiro para o seu vício, é que nem é pôr comida em cima da mesa mas sim para a cocaína que ela consumia. E quando estava em casa, estava sempre a discutir com o meu pai e/ou a levar porrada dele, eu nem sabia se os meus irmãos eram mesmo meus ou o meu pai era mesmo meu pai. Como se isto não bastasse, eu quando me levanto para ir para a escola, já sei o que me vai acontecer, os do 12º ano a baterem-me, a insultarem, dizendo que eu sou uma gorda feia e que parecia uma mendiga, com as minhas roupas largas e fora de moda. Passaram-se dois meses e tudo continuou igual mas algo estava para acontecer, hoje de manhã a polícia aparece-me à porta a dizer que a minha mãe e que não tinha resistido aos ferimentos e morreu. Fiquei em estado de choque mas sabia que algo do género ia acontecer, mas estava à espera que fosse mais uma espécie de overdose, nunca um atropelamento. Nem tive reação, estava normal como se nada tivesse acontecido. Comecei a preparar o funeral, era uma coisa muito simples, afinal nem tínhamos muito dinheiro. Quando foi o funeral, só eu e o meu irmão é que fomos, nós não conhecíamos os nossos avós, a minha mãe nunca nos apresentou e o meu pai, mas ela dizia que eles eram muitos ricos mas como não aprovaram o seu casamento com o meu pai deserdaram-na, nunca acreditei nesta história, como é que tinha avós ricos e ela nunca lhes foi pedir ajuda quando nós não tínhamos nada para comer? Seria ela tão egoísta para chegar a esse ponto ? Já passaram dois anos desde que a minha mãe morreu, aconteceu muita coisa, eu comecei a trabalhar para arranjar uma casa minha e do meu irmão, para nos livrarmos do meu pai, ele que se desenrascasse sozinho que já era grandinho para isso! Mas no ano passado antes de nos mudarmos recebemos uma carta que dizia:
“ Querida Mariana (nome da minha mãe);
Espero que estejas bem, com os teus filhos e marido. Eu sei que já passaram dezanove anos desde que nos falamos só que o teu pai está muito doente e gostava de falar contigo antes de partir. Podes vir falar com ele antes que seja tarde demais? Tu já sabes onde nós estamos.
Beijinhos da tua mãe ”

 Li isto e saí de casa a correr, apanhei um táxi e foi até á tal morada. “Nunca pensei que a minha falava a verdade” disse para mim, realmente os meus avós eram ricos a casa era enorme! Entrei lá dentro e uma senhora de idade olhou-me “ de alto a baixo ” vendo que eu estava com umas roupas horrorosas, rotas e velhas. Comecei a falar com a senhora e quando lhe disse que a minha mãe já tinha morrido deixou cair a chávena de chá que tinha na mão caiu, expliquei-lhe tudo o que se tinha passado na minha vida a minha mãe a prostituir-se, o bullying, dos meus irmãos que tinham sido retirados de nós, contei mesmo tudo. No final ela pegou no telemóvel e fez algumas chamadas. Depois vira-se para mim e diz para eu e o meu irmão Daniel, de dezassete anos, ficarmos lá em casa, eu aceitei e liguei ao meu irmão e pedi-lhe para levar tudo o que tinha meu, para a morada da minha avó e para ele também trazer as suas coisas. A minha avó levou a conhecer o meu avô e notava-se que já era um senhor de idade e muito doente, ele estava ligado a máquinas, nem se conseguia mexer coitadinho. Tivemos uma longa conversa e acho que se o tivesse conhecido mais cedo iria passar muitos bons momentos com ele. Entretanto o meu irmão chegou com as minhas coisas e as dele, a minha avó estava radiante e pediu-me se passava a tarde com ela para fazermos atividades de raparigas e então nós fomos ao spa, e depois ao centro comercial, compramos muita roupa e de marcas que eu nunca pensei ter! A minha vida começou a melhorar, comecei a fazer uma dieta para ficar com um corpo e como estávamos de férias da escola, era quase vinte e quarto horas de exercício, chegou a Setembro e eu estava com cinquenta e cinco quilos durante um verão tinha conseguido emagrecer quinze quilos, mas também tinha uma boa alimentação, quando cheguei á escola ninguém me conheceu (http://www.polyvore.com/cgi/set?id=50730655&.locale=pt-br era assim que estava vestida), estava com o meu cabelo arranjado e a cor dos meus olhos (verdes) eram realçados com a maquilhagem. A partir deste dia ninguém me tratou mal, eu até já tinha aprendido aulas para me defender, mas nada disso foi necessário. Em Dezembro, o meu avó morre, e em Março deste ano a minha avó tem um ataque cardíaco, toda a sua fortuna foi repartida por nós os cinco (já tinha os gémeos e a minha maninha junto de mim), mas como só eu o meu irmão eramos maiores de idade ficamos tutores dos pequeninos e juramos que não gastávamos as suas partes antes dos dezoito anos deles. Agora com quarenta anos, olho para trás e vejo como a vida consegue mudar de uma hora para a outra, numa hora estava a viver numa casa desagradável e na outra hora numa mansão com empregados a fazerem o que eu queria e com os meus avós que eu conheci tão tarde mas foi como se os conhecesse há muito tempo, desde pequenina. Agora vivo nessa mesma mansão com os meus irmãos mais novos, os seus acompanhantes e os filhos. E eu casei-me com o meu primeiro namorado, conheci-o antes da mudança radical, tornamo-nos amigos e depois namorados, casamo-nos e agora temos três filhos, Mariana, nome da avó, o Bruno, nome do avô e Rita, nome da mãe do meu marido. O meu irmão mais velho foi morar para o estrangeiro, como engenheiro, e lá se casou e teve quatro filhos. Os meus irmãos são muito felizes e apenas se lembram de algumas partes da nossa vida antes da presença da minha avó.

" A vida é a arte do encontro, embora haja tantos desencontros pela vida " - Vinicius de Moraes .


By: PATRÍCIA NUNES .

Sem comentários:

Enviar um comentário